segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TDAH



      O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, mais conhecido como TDAH é um transtorno neurológico, que aparece na infância e geralmente o acompanha na vida adulta, sendo que muitas vezes é diagnosticado como fator genético.
      A criança com TDAH apresenta variedade de sintomas e características, sendo que as mais comuns são: a desatenção, impulsividade e agressividade, o que acaba dificultando significativamente o seu relacionamento na escola com colegas e professores e também em seu ambiente familiar.
      Na escola muitas crianças que apresentam este transtorno são rotuladas como inquietas, agitadas, desobedientes, agressivos, ou que "vivem no mundo da lua", ocasionando, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem, por sua falta de atenção e concentração.
      Este é diagnosticado através de pareceres, relatos da escola e família, sendo estes avaliados por um neuropediatra e por psicológos.

AUTISMO



     
      O autismo é um transtorno que se manifesta na infância geralmente antes dos três anos de idade, sendo que esta síndrome pode estar presente desde o nascimento da criança.
     Ocorrem problemas na fala, ausência ou atraso da mesma e também dificuldade no relacionamento social.
    Para o reconhecimento do transtorno autista, podem-se indicar alguns sintomas frequentemente presentes nessa síndrome:

* não se mistura com outras crianças;

* age como se fosse surdo;

* resiste ao aprendizado;

* não demonstra medo de perigos reais;

* resiste a mudanças de rotina;

* usa as pessoas como se fossem ferramentas;

* risos e movimentos não apropriados;

* resiste ao contato físico;

* não mantém contato visual;

* gira objetos de maneira bizarra e peculiar;

* às vezes é agressivo e destrutivo;

* modo e comportamento indiferente e arredio.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Roda de Estudos sobre Infâncias - UFRGS

Colegas, como muitas sabem, participo de um curso na UFRGS sobre Infâncias e a palestra da semana passada foi ministrada pela professora Circe Mara Marques, oportunidade em que ela revelou seus estudos de sua tese de doutorado, onde busca discutir e analisar em que medida as estudantes de pedagogia são subjetivadas no trabalho pedagógico com bonecos e bonecas tidos como "anormais". Circe é orientada pela conhecida professora da UFRGS, Leni Vieira Dornelles.

Na disciplina de "Estudo de Infância", na Cesuca, cuja Circe é a professora ela solicita que suas alunas construam diferentes bonecas, inclusive as "especiais".