Realizamos uma entrevista com a Secretária Municipal da Educação de Santo Antônio da Patrulha, Josélia Fraga, oportunidade esta em que evidenciou as iniciativas que estão sendo executadas em sua gestão acerca da temática de inclusão aos portadores de necessidades educativas especiais.
No início de sua gestão sentiu ausência de políticas públicas voltadas para a inclusão educacional e salienta esta temática como sendo altamente desafiadora.
Considera como um grande avanço a criação institucional do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), onde os atendimentos prestados auxiliam o aluno, professores, e este auxílio se estende às famílias. O CAEE atua em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e da Assistência Social.
Uma outra iniciativa da Secretaria é a conquista junto ao Ministério da Educação (MEC) com relação as salas de recursos, onde 17 escolas da rede municipal serão equipadas para a realização de atendimento educacional especializado. O MEC disponibilizará os equipamentos necessários às salas e a Secretaria o espaço físico bem como a formação para os professores, cuja já está em andamento, sendo o curso ofertado pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG.
Outras instituições municipais já disponibilizam da sala de recursos: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. A sala de recursos é vislumbrada de modo a contribuir e complementar o método pedagógico adotado pelo professor.
O perfil do professor que trabalha com a sala de recursos deve ser diferenciado, este deve estimular as potencialidades do educando, uma vez que as limitações deste já são conhecidas, pois estão explicitadas em laudo médico.
Outras duas professoras da rede municipal estão em formação, estudando linguagens alternativas, no sentido de atender com eficiência uma aluna ouvinte, que possui dificuldades motoras, mas que se comunica somente através da retina.
O diálogo com a Secretária Josélia Fraga foi bastante construtivo, pois muitos foram os esclarecimentos bem como fez suscitar a sentimento de esperança acerca de que um dia tenhamos realmente uma educação inclusiva.