terça-feira, 9 de outubro de 2012

Práticas pedagógicas para portadores de necessidades educativas especiais

Atividade I: Movimentando as mãos


Musica: Soco bate e vira
Soco bate;
Soco vira;
Soco bate soco, vira;

Formação: divididos em duplas ou trios, formando pequenos círculos.

Descrição da atividade: de acordo com a letra da musica as crianças deverão executar o movimento ensinado pelo professor.
Dica: coloque a música para que as crianças conheçam a melodia, cantem juntos e aos poucos incorporem o movimento.
Para que as crianças consigam coordenar o movimento, o professor fará demonstrações primeiro, e depois as crianças junto, iniciando em duplas, trios e assim por diante até que consiga fazer uma única roda onde todos façam o movimento.

Importante professor: O aluno que apresentar alguma dificuldade física deverá ser adaptada a brincadeira, para que ele consiga acompanhar, fazendo com um dos braços se apresentar paralisia lateral. Se o aluno portar paraplegia não terá dificuldades.
- ao dividir em duplas ou trios coloque sempre uma criança deficiente com uma que não apresente deficiência física.

acesso em 09/10/12.

Atividade II:

Geralmente as crianças não fazem distinção acerca dos colegas especiais, mas para que percebam e entendam as limitações destes colegas podemos propor aos alunos que desenhem ou escrevam com a boca, com os pés, com a mão contrária a que possui habilidade, ou ainda desenhar com o lápis embaixo do braço.

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